Cartilhas

Vamos conversar sobre sexualidade?


Em "Vamos conversar sobre sexualidade?" Gabi e Fábio vão esclarecer importantes questões sobre saúde sexual.

Clique aqui para ter acesso ao material!

O Caderninho Azul

O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prioridade nas políticas de proteção à criança no Brasil. No entanto, a família e a escola ainda apresentam dificuldades para enfrentar o tema, em especial porque isso exige que se discutam com as crianças assuntos que ainda causam desconforto nos adultos, como é o caso da sexualidade.

Pensando nisso, o Programa Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape (Diálogos Suape) elaborou O caderninho Azul, de modo a ajudar crianças, pais e educadores a tratar do tema.

A duas estórias aqui apresentadas poderão oferecer elementos para uma discussão que ajude as crianças, de 7 a 12 anos a se protegerem do abuso e exploração sexuais.

Preparamos também um encarte para tirar algumas dúvidas, antes que você possa utilizar do Caderninho Azul para abrir uma conversa com seus(uas) filhos(as) ou alunos(as).


Clique aqui para ter acesso à cartilha!

HIV e Aids: O que jovens e adultos precisam saber!

Fábio e Gabi, com a ajuda de Cláudio e Pedro, vão, ao longo de "HIV e Aids: O que jovens e adultos precisam saber!", nos esclarecer sobre o que são o HIV e a Aids, medidas de proteção e o que fazer quando a pessoa descobre que é soropositiva para o HIV (portadora do vírus da Aids).

Clique aqui para baixar a cartilha!


Reprodução e sexualidade: o que os jovens precisam saber!

Esta cartilha é direcionada a homens e mulheres jovens. Aqui você vai dialogar sobre gravidez na adolescência, direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, violência sexual e outros assuntos que, temos certeza, são objeto de sua curiosidade. Esta não é uma cartilha igual às outras; queremos que você participe de sua construção. Em alguns momentos da leitura, vamos pedir que você conte suas histórias e apresente suas impressões sobre os temas aqui discutidos. Também vamos sugerir que você compartilhe suas opiniões sobre os temas tratados com seus colegas de sala de aula, com seus grupos de amigos e com seus familiares. Além disso, as quatro páginas centrais são destacáveis. Nelas você encontra a maioria das ilustrações desta cartilha, que podem ser cortadas e coladas em seu interior, ou onde você achar que é mais adequado. Também há espaço para você desenhar, fazer anotações e ainda colar outros materiais distribuídos pelo Programa Diálogos Suape, que idealizou este e outros materiais, de modo a ter guardadas aqui outras informações sobre sexualidade e reprodução, para usá-las sempre que precisar. Esperamos que o momento que você passar conversando conosco, por meio desta cartilha, seja prazeroso e instrutivo. 

Clique aqui para ter acesso à cartilha!

ATENÇÃO!

Para utilizar a cartilha você também precisa baixar os seguintes materiais. Clique nas imagens para baixá-los!





Visite o LabESHU

Premiação